7 de novembro de 2014

FIM DE SEMANA COM O MELHOR DO CINEMA LATINO



Sexta, dia 7, a retrospectiva Cinesul apresenta na Cinemateca do MAM às 18:30, o drama "Mentiras Piadosas" do diretor argentino Diego Sabanés. A produção de 2008 conta a história de Pablo que viaja para Paris para tocar num cabaré. As semanas passam e sua família fica sem notícias dele, o que agrava a saúde de sua mãe. Seus irmãos escrevem cartas falsas e enviam presentes, postergando o regresso.
O filme levou 8 anos para ser realizado e ao pegar a estrada teve uma boa trajetória recebendo menção especial do juri oficial do Cinesul 2010. "Mentiras Piadosas" foi o primeiro longa de Diego Sabanés e é uma adaptação do conto de Júlio Cortaza " La salud de los enfermos". Confira o:trailer







Sábado à tarde é dia de comédia

Dia 8, a partir das 16hs, a retrospectiva Cinesul traz a deliciosa comédia " Habana Eva" da diretora venezuelana Fina Torres, que  abriu o festival em 2011.
Rodado em Cuba e na Venezuela a produção traz a história de uma jovem costureira, que vive em Havana e sonha se tornar uma design de modas, mas tem que escolher entre os dois homens que ama: seu namorado, um cubano que trabalha na construção civil e um fotógrafo, também cubano, mas que vive no exterior. 
Conheça um pouco dos bastidores desta produção.

                                                    



Em seguida, o documentário "Claudia" apresenta o recomeço da vida de  uma mulher após 26 anos de prisão. As imagens de arquivo e os detalhes do duplo homicídio tentam compor o retrato de uma pessoa que tem pela frente o desafio de viver em liberdade. O filme marca a estreia do diretor argentino Marcel Gonnet e recebeu o prêmio de júri do Cinesul 2011.

Vampiros cubanos à solta.

Alguns vampiros da máfia internacional querem roubar a fórmula mágica que lhes permitirá viver à luz do dia. Esta é a história do longa de animação " Vampiros en la Habana", de Juan Padrón, uma co-produção Cuba/Espanha, que está entre os 100 melhores filmes ibero-americanos. O filme será exibido dia 9 às 16:00.
E pra terminar " Intimidades de Shakespeare y Victor Hugo", de Yulene Olaizola. A produção mexicana de 2008 apresenta uma história pessoal da diretora, que mostra a casa da sua avó, um lugar por onde passou diversas pessoas, entre elas um homem excêntrico, carismático  e suspeito de ser um serial killer.