22 de agosto de 2014
Drama de Alex Viany na retrospectiva Cinesul
" Rua sem sol" , filme brasileiro que abre neste sábado a mostra Cinesul retrô na Cinemateca do MAM. Realizado por Alex Viany em 1954, o longa-metragem traz no elenco Glauce Rocha, que interpreta uma pobre moça que se prostitui para conseguir dinheiro para operar sua irmã.
Viany foi jornalista, cineasta, roteirista, produtor e entre suas realizações está o livro " Introdução ao Cinema Brasileiro", que é considerada a primeira obra de referência da filmografia brasileira e " O Processo do Cinema Novo" que reúne uma série de entrevistas entre as décadas de 60 a 80, dando ao leitor um panorama do que foi o movimento que fez o cinema brasileiro ser conhecido mundialmente.
A programação continua com o drama chileno " En la cama", de Matias Bize. Esta co-produção Chile/Alemanha é o segundo filme deste diretor e traz a história de dois jovens desconhecidos, que têm um intenso encontro sexual num motel e aos poucos vão revelando seu passado e suas intimidades.
O filme ganhou o prêmio de melhor longa de ficção da Associação de Críticos Cinematográficos do Rio de Janeiro no Cinesul de 2006.
Confira o trailer aqui
19 de agosto de 2014
A narrativa poética de Carlos Sorín abre a retrospectiva do Cinesul
Nesta sexta, dia 22 às 18:30 na Cinemateca do MAM-Rio a retrospectiva Cinesul apresenta o filme
"Histórias Mínimas" do premiado diretor argentino Carlos Sorín.
Esta co-produção entre Argentina e Espanha conta a história de três personagens que viajam pela Patagônia. Durante o trajeto, os sonhos e expectativas deles se cruzam com algumas pitadas de humor.
"Histórias Mínimas" é o terceiro filme de Sorín que recebeu o prêmio especial do júri no Festival de San Sebastián e traz no elenco os consagrados Javier Lombardo e Antônio Benedict.
Clique aqui pra conferir o trailer:
10 de agosto de 2014
COMEÇA A RETROSPECTIVA DO FESTIVAL CINESUL
A partir deste mês agosto a Cinemateca do MAM-RJ exibirá um panorama da cinematografia ibero-americana que participou do Festival Cinesul.
Ao longo dos seus 20 anos, o festival tem exibido e revelado o melhor do cinema independente da América Latina, Portugal e Espanha. A partir do dia 22, o público poderá rever e/ou conhecer uma programação com longas, curtas-metragens de ficção e documentário além de animações premiadas.
Veja aqui o que será exibido.
Em breve mais detalhes desta retrospectiva.
Assinar:
Postagens (Atom)