DESTAQUES DOS PRIMEIROS DIAS:
Nesta primeira semana de exibição, a competitiva de longas ficção começará pelo CCBB e na segunda, ela será exibida nos Correios.
Nosso primeiro filme foi Mentiras Piadosas, do argentino Diego Sabanés, que é seu primeiro filme. A história foi inspirada no universo de Julio Cortázar, onde, segundo Sabanés, o cotidiano adquire um caráter sobrenatural.Este filme narra a história de uma família portenha, cujos membros montam um cenário para esconder a ausência do filho preferido da matriarca.
O filme "Otras Pampas" abriu nossa competitiva de documentários. Do diretor argentino radicado no Brasil, Diego Haase, que traz a história de um jovem que retorna à Argentina, após seis anos no exterior. Este reencontro não terá a presença de sua família, apenas os amigos, com os quais remontará a sua história.
Na competitiva de Videosul, um dos destaques é "Ernesto no país do futebol", onde um garotinho argentino sofre na pele a velha e tradicional richa Brasil X Argentina, vale a dica para complementar o clima de Copa do mundo.
Na quarta, dia 16, tivemos a atriz espanhola Carmem Maura e o brasileiro Matheus Nachtergaele na produção venezuelana "La Virgen Negra". É o primeiro longa do diretor Ignacio Castillo Cottin, que traz uma mistura de comédia e realismo mágico. Uma história temperada com muita sensualidade em que uma virgem negra muda a vida de um pequeno povoado.
No Centro Cultural Correios começou a mostra Foco Espanha, que traz a produção de curtas de várias escolas: Kimuak, Canárias en Corto e Madrid en Corto. Algumas destas produções estarão participando da programação do Dia do Espanhol neste sábado, dia 19, no Centro Cultural do Instituto Cervantes em Botafogo na Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo tel. 3554 5910 - R.266.
Durante o período de inscrições do Cinesul, tivemos 308 curtas e médias brasileiros, e em cada programa procuramos fazer um mix de países para que o público possa ter um panorama das produções recentes. Os destaques ficam por conta de “Memórias de uma mulher impossível”, da diretora Márcia Derraik, onde Rose Marie Muraro fala abertamente sobre sua vida e “El precio de la semilla”, do diretor Miguel Vassy, que denuncia o lado perverso do agronegócio. Vassy já trabalhou no Brasil como câmera na mini série Cidade dos Homens e no filme da Patrícia Pillar “Waldick Soriano”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário