16 de maio de 2012

Os filmes selecionados para a mostra competitiva do Cinesul 2012

Cinesul 2012 terá 68 filmes nas mostras competitivas: 33 brasileiros e 35 internacionais
Espanha, Argentina, México, Cuba, Venezuela, Portugal, Chile, Colômbia, Equador e Co-produções participam
Sessenta e oito produções de países latino-americanos e da Península Ibérica competem no 19º Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo – que acontece de 12 a 24 de junho no Rio de Janeiro, nas categorias ficção e documentário de longas e médias e curtas-metragens.  São 16 longas-metragens - oito de cada categoria - e 52 médias e curtas-metragens, sendo 23 documentários e 29 ficcionais. O Brasil comparece com 33 trabalhos, entre eles, duas coproduções uma com Portugal e uma com a Argentina. Os outros 35 vem de 12 países, sendo 13 da Espanha, seis da Argentina, três do México, dois de Cuba, dois da Venezuela, dois de Portugal, dois do Chile, dois da Colômbia, um do Equador, e três coproduções: El Salvador-México, Porto Rico-Espanha e México-Alemanha. O festival é gratuito e terá exibições no Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Correios e       Instituto Cervantes. O patrocínio é do Banco do Brasil e dos Correios.
- Foram mais de novecentos filmes inscritos. Fizemos uma seleção criteriosa tanto para os trabalhos que estarão em competição quanto para os que serão exibidos nas mostras temáticas. Procuramos oferecer ao público um panorama da cinematografia dos países ibero-americanos. Tenho certeza que o público que prestigiar o festival sairá satisfeito com o que verá, pois a qualidade foi o nosso principal requisito – avalia Leonardo Gavina, organizador do festival.

Dos 16 longas-metragens que estão na competitiva, o Brasil vem representado com três títulos: “Cru”, de Jimi Figueiredo (ficção) e “Carta para o futuro”, de Renato Martins, e “Iván – De volta para o passado”, de Guto Pasko (documentários). E duas coproduções: Portugal-Brasil traz o curta-metragem de ficção “Incêndio”, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes – e Argentina-Brasil exibe o longa-metragem de ficção “La Sublevacion”, de Raphael Aguinaga.  Entre os médias e curtas-metragens, a maioria é do Brasil:  15 representam o país na categoria documentário e 13 na de ficção.
Além de exibição de filmes na competitiva, o Cinesul 2012 terá mostras temáticas como “Palcos e Telas”, “Cinesul Ambiental”, “Arte Cinesul”, “Romance Latino”, “Foco Espanha”, “Bossas Musicais”, “Cinesul Animado”, “Cinesul Ambiental”, e homenagens a personalidades do cinema e lançamento de livros.

Os filmes selecionados para a mostra competitiva do Cinesul 2012
Competitiva longa-metragem ficção
La Sublevacion, de Raphael Aguinaga / Argentina - Brasil
Topos, de Emiliano Romero / Argentina
Cru, de Jimi Figueiredo / Brasil
Mapa Para Conversar, de Constanza Fernández / Chile
Silencio en el Paraiso, de Colbert García / Colômbia
El Artificio, de José Henrique March / Espanha
A Vingança de uma Mulher, de Rita Azevedo Gomes / Portugal
La Hora Cero, de Diego Velasco / Venezuela

Competitiva longa-metragem documentário
Parapolicial Negrom, de Valentín Javier Diment / Argentina
Torino, de Agustín Rolandelli / Argentina
Carta para o Futuro, de Renato Martins / Brasil
Iván - De Volta Para O Passado, de Guto Pasko / Brasil
María en Tierra de Nadie, de Marcela Zamora Chamorro / El Salvador-México
Los Ojos de la Guerra, de Roberto Lozano Bruna / Espanha
La Plaza, de Adriano Morán / Espanha
Las Carpetas, de Maite Rivera Carbonell / Porto Rico - Espanha

Competitiva de curta e média-metragem de ficção
Momentos, de Pablo Polledri / Argentina
Luminaris, de Juan Pablo Zaramella / Argentina
Lápis de Cor, de Alice Gomes / Brasil
L, de Thais Fujinaga / Brasil
O Descarte, de Carlon Hardt e Lucas Fernandes / Brasil
Ribeirinhos do Asfalto, de Jorane Castro / Brasil
O Cão, de Abel Roland E Emiliano Cunha / Brasil
Laura, de Thiago Valente / Brasil
Deus, de André Miranda / Brasil
Realejo, de Marcus Vinicius Vasconcelos / Brasil
Cárcere Privado, de Oscar R. Júnior e Melissa Lipinski / Brasil
Confinado, de Rafael Lobo / Brasil
Marambé, de Fernanda Salgado / Brasil
Jennifer, de Renato Cândido de Lima / Brasil
Destimação, de Ricardo De Podestá / Brasil
Benjamín en Tecnicolor, de Ángela Tobón Ospina e Juan David Gil Palacio / Colômbia
Les Bessones del Carrer de Ponent, de Marc Riba e Anna Solanas / Espanha
La Última Secuencia, de Arturo Ruiz Serrano / Espanha
Hidro, de Iago Blasi / Espanha
El Barco Pirata, de Fernando Trullols Santiado / Espanha
Oz, de Adrian Lopez / Espanha
Les, de Aida Ramazanova / Espanha
Luciano, de Dani de la Orden e Cyprien Clément-Delmas / Espanha
Pornobrujas, de Juan Gautier / Espanha
Reality 2.0, de Victor Orozco Ramirez / México - Alemanha
Desierto, de Christian Rivera / México
Nuvem, de Basil Da Cunha / Portugal
Incêndio, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes / Portugal - Brasil
Mujeres del Tirano, de Ernesto Soto / Venezuela

Competitiva de curta e média-metragem de documentário
Mi Compañero, de Juan Dario Almagro / Argentina
Memoriam, de Johil Carvalho e Sérgio Lacerda Pereira / Brasil
Jus, de Marcelo Dídimo / Brasil
Elegante e Furioso, de Ana Paula Guimarães / Brasil
Prévia do Amanhã, de Arthur Moura e Felipe Xavier / Brasil
Coco de Improviso e a Poesia Solta no Vento, de Natália Lopes / Brasil
Elogio da Graça, de Fernanda Rocha Miranda / Brasil
Enraizados, de Felipe Tomazelli e Ricardo Martensen / Brasil
Barbeiros, de Luiz Ferraz e Guilherme Aguilar / Brasil
Lindeiras, de Bruno Saphira / Brasil
ABC da Noite: Sintaxe Urbana do Cotidiano, de Alline Meira / Brasil
Na Trilha do Caboclo, de Luiz Bargmann Netto / Brasil
O Brasil de Pero Vaz Caminha, de Bruno Laet / Brasil
Diálogos, de Alice Riff / Brasil
Travessia, de Kennel Rógis / Brasil
Clementina de Jesus - Rainha Quelé, de Werinton Kermes / Brasil
Tres Mujeres Lindas, de Margarita Poseck e Eugenia Poseck / Chile
El Rey Del Pueblo, de Ju Cavalcante / Cuba
Los Intrusos, de Carlos Medellín / Cuba
Océano Sólido, de Tomás Astudillo / Equador
When In Bucarest, de Jose Cabrera Betancort / Espanha
Este Cuerpo Mío, de Jimena Colunga Gascón e Timo Rosales Nanni / México
Lebenswelt, de Elías Brossoise / México


Fique atento
Seu filme poderá estar na mostra temática, a programação completa será anunciado ainda nesta semana, aguarde!


Sobre o Cinesul
O Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo – foi criado em 1994, no Rio de Janeiro, como uma mostra de cinema e vídeo dos países do Mercosul, a partir de iniciativa do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, tendo ampliado seu alcance já em sua terceira edição. Ao longo desses anos, cresceu e se estabeleceu definitivamente como uma vitrine da produção cinematográfica latino-americana. Desde a edição de 2006 passou a aceitar nas mostras competitivas trabalhos da Península Ibérica e, desde o ano 2008, filmes em todos os suportes.
Em 2011 foram exibidos cerca de 260 filmes de países como Brasil, Argentina, México, Espanha, Venezuela, Chile, Peru, entre outros. Destes, 75 participaram da competitiva e os demais chegaram às telas em mostras paralelas como “Palcos e Telas”, “Foco Espanha”, “Bossas Musicais”, “Cinesul Animado”, “Cinesul Ambiental” e “Cinesul Fantástico”. Além dos filmes, o festival prestou homenagem ao diretor e produtor chileno Luis Vera, através de uma mostra com suas principais obras, todas inéditas no circuito carioca.
O Cinesul é fruto do trabalho da Pulsar Artes e Produção, empresa fundada pela pesquisadora e professora Ângela José do Nascimento, e agora dirigida pelo produtor e pesquisador Leonardo Gavina.

Serviço
Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo
De 13 a 24 de junho – Entrada franca

Local 
CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro
Instituto Cervantes - Rua Visconde de Ouro Preto, 62 –  Botafogo
Rio de Janeiro - Brasil


Outras informações
Pulsar Artes e Produção Ltda


Endereço: Rua Senador Dantas 29, sl. 34 - Centro, Rio de Janeiro
Cep.: 20031-202 - Rio de Janeiro - Brasil
Telefone: (21)2232 2044
E-mail: festivalcinesul@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário