7 de junho de 2009

Amigos do Cinesul

No próximo mês daremos início a mais uma edição do festival.

Apesar da crise, falta de grana, arrancando os cabelos para mantermos a qualidade do evento com um orçamento tão reduzido, ficamos muito orgulhosos de ver quase 700 inscrições.

Confesso que às vezes me dava uma vontade louca de sair correndo em ver tanto DVD chegar na minha mesa, pois sou eu, a Claudia Durán, quem cadastra todos vocês e tenta, na medida do possível, atualizar este blog.

Além do grande número de inscrições, descobrimos que o festival tem amigos, é quase uma família. E quero agradecer a solidariedade de todos os que nos ajudam a fazer mais uma edição, pois sem a boa vontade e voluntariado deles, tudo ficaria muito mais complicado.

Bem, vamos ao que interessa: cinema!

Como membro do MST (O Movimento dos Sem TELA ), este festival adoraria exibir Tuuuuuuuudo que recebe, afinal, uma das atribuições de um festival é dar tela a quem não tem ! Por conta disso, nossa comissão de seleção penou!

Estes bravos amigos tiveram que reduzir 680 filmes (em torno disso) para cerca de 250 filmes (já incluindo as mostras paralelas).

Dá gosto de ver o ritmo de produção da galera. Na categoria curta-ficção os brasileiros chegam todos os anos como uma avalanche: 238 inscritos (incluindo co-produções), em segundo lugar a Espanha com 77 produções, Argentina com 26 e a presença modesta do Chile, Colômbia, Venezuela, Costa Rica, Equador, Peru e Uruguai.

Quanto aos curta-documentários, o Brasil liderou com 125 filmes, seguido da Espanha com 25.

Desde que comecei a fazer este trabalho “enlouquecedor” de cadastramento, tenho reparado o seguinte: as questões relacionadas à América Latina despertam o interesse de quem você menos espera. Na montanha de dvds com a qual sempre me deparo no início do ano surge uma produção alemã, inglesa. Particularmente, acho isso curioso.

Bem, no próximo post vocês vão descobrir que a rivalidade Brasil X Argentina é só no futebol !

3 comentários:

  1. Amigos,

    sou ator e roteirista do Drinks Desejos Desvios presente na mostra competitiva do CINESUL, com direção de Adolpho Knauth.

    Surgiu uma matéria com a gente no OGLOBO de domingo e citamos obviamente o festival. Se puderem dê uma olhadadinha que está no meu blog pessoas, de poesias:

    http://xandybritto.blogspot.com/2009/06/cinema-ou-perversidade-em-tres-atos.html

    Abraços e parabéns ao filme de hoje, da inauguração. Me emocionei e vi que duas pessoas anônimas, com uma bela história de amor e imagens sem a função de almejar o grande cinema, virou uma obra de arte. Me emocinei, texto, direção, imagens lindas. E sei que o festival terá muiiiiiiiiiita coisa bacana e de qualidade. Estamos felizes.

    Saudações a toda a produção!

    Xandy Britto, Adolpho Knauth, Lobo Filmes, Beltec e Arte por Arte.

    ResponderExcluir
  2. Ola, pessoa, do cinesul, Claudia!
    parabens por mais um evento, que certamente está lindo. foi lindo. Adorei de ver meu filme, "Mazzaropi feição e prosa" na mostra. Queria muito estar no Rio para integração latina, mas nao pude. Parabens geral. beijos, Luiz Otavio de Santi

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado sempre - apesar das dificuldades que vocês encontraram - pela possibilidade de chegar à produção audiovisual latino-americano recente. Pena eu não ter podido acompanhar a primeira semana, mas já fiz minha lista para os dias 23, 24 e 25!

    ResponderExcluir