9 de julho de 2009

A PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL EM QUESTÃO

Na cadeia da indústria audiovisual a prioridade sempre recai sobre a produção e a exibição, quanto a preservação de películas, fitas e DVDs acaba sendo relegada a segundo plano.
Os acervos fílmicos sofrem com a falta de patrocínio e a pouca mão de obra especializada, além do certo "preconceito" que muitos têm em relação a uma cinemateca ao pensarem que é apenas um lugar pra guardar filme velho. Infelizmente, o Brasil não costuma investir na preservação da sua memória.
Uma curiosidade: somente há 2 anos é que a Faculdade de Cinema da UFF criou a disciplina sobre preservação! Até aquele momento, o pesquisador e conservador Hernani Heffner dava palestras sobre o tema na Cinemateca do MAM.
Bem, recebi este link do Blog do CTAV e repasso pra visitação.

Plano Geral - blog do CTAv (http://www.ctav.gov.br/plano-geral), cujo primeiro número é dedicado justamente ao tema da preservação audiovisual.

No dia 13/07, no Arquivo Nacional, a partir das 9:00 haverá diversas palestras ao longo do dia sobre a experiência da Escola de Santo Antonio de los Baños sobre preservação. O Arquivo Nacional fica no Rio de Janeiro na Praça da República, 173.

Até o fim de julho postarei o balanço geral do Cinesul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário