Debate com os
realizadores independentes Luis Rocha Melo, André Sampaio, Ricardo
Miranda e a pesquisadora Hadija Chalupe após a exibição do filme
Strovengah.
Sexta-feira, dia 29 às
18 horas
Sala de Vídeo
Centro Cultural
Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro,
atrás do CCBB)
Entrada franca
LUÍS ROCHA MELO -
FILMOGRAFIA:
(Cineasta, pesquisador
e professor-adjunto do Curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de
Artes
e Design da
Universidade Federal de Juiz de Fora.)
NENHUMA FÓRMULA PARA A
CONTEMPORÂNEA VISÃO DO MUNDO (2012, LM)
Legião Estrangeira
(2011, LM)
Que Cavação é Essa?
(2008 – co-dir.: Estevão Garcia, CM)
Melhor Filme
Universitário na 8º Mostra do Filme Livre (RJ/2009); Melhor Filme
pelo Júri
Popular, em
Florianópolis (SC) e no Rio de Janeiro (RJ), no I Festival Nacional
do Júri Popular
(2009/18 Capitais);
Prêmio Cachaça Cinema Clube no 14º Festival Brasileiro de Cinema
Universitário
(RJ/2009); Seleção Oficial da Mostra Competitiva de
Curtas-Metragens do 41º
Festival de Brasília
(DF/2008).
O Galante Rei da Boca
(2004 – co-dir.: Alessandro Gamo, MM)
Melhor Documentário
pela ABD/SP no IX Festival Internacional de Documentários É Tudo
Verdade(SP, RJ e DF);
2° Lugar no Júri Popular, Menção Honrosa pelo Júri Oficial no
Festival
Latino-Americano de
Cinema e Vídeo Cinesul 2004 (RJ e DF); Melhor Pesquisa no III Recine
-
Festival Internacional
de Cinema de Arquivo 2004 (RJ); e exibido no Festival Internacional
del
Nuevo Cine
Latinoamericano de 2004 (Festival de Havana).
O Trapezista (1998, CM)
Fragmentos - Uma
Narrativa Intranquila (1997, MM)
Fernando Py (1994, MM)
A Projeção no Cinema
(1993, CM)
O Desejo de Deus (1992,
co-dir.: Carlos Bittencourt Paiva, LM)
Alex Viany - Um
Documentário em Vídeo (1990, co-dir.: Carlos Bittencourt Paiva, MM)
ANDRÉ SAMPAIO -
FILMOGRAFIA
STROVENGAH (2011,
LM)
Tira
os Óculos e Recolhe o Homem (2008, CM)
Estafeta
– Luiz Paulino dos Santos (2008, MM)
Conceição
- Autor Bom é Autor Morto (2007, LM) (direção coletiva)
Vida
Fuleira (2007, CM)
Rua
Netuno Morada do Sol (2005, CM)
Polêmica (1998,
CM)
O
Palhaço Xupeta (1996, co-direção Carlos Sanches, CM)
RICARDO MIRANDA –
FILMOGRAFIA
(Montador de longa
experiência, trabalhou em filmes de Glauber Rocha, Paulo César
Saraceni , Luiz Rosemberg Filho, Vladimir Carvalho e Joel Pizzini.
Atualmente, dá aulas de montagem na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e
é gerente de interprogramas na TV Brasil)
DJALIOH (2011, LM)
Melhor longa-metragem Mostra do Filme Livre – Prêmio da Mostra –
RJ
Palavra Exata (2009,
CM)
O artista e a memória
(2009, CM)
Bricolage (2008, CM)
A Etnografia da Amizade
(2007
AO (2007, CM)
Pão&Casa (2004,
co-direção Samantha Ribeiro, CM
Descobrir (2003, LM)
Mesa Brasileira
(1996/2002, série de 10 documentários de 56min)
Território Crítico (
2001, CM)
Escola Adentro, Mundo
Afora (2001, CM)
Gilbertianas I e II
(1999/2000, MM)
Alfabetização &
Independência (2000, MM)
Histórias do Brasil
(1999, MM)
Câmara Cascudo, O
Provinciano Incurável (1999, MM). Grande Premio Famafest 2001 –
Lusofonia – Portugal – CineEco 2001 – Prêmio Antropologia
Ambiental – Menção Honrosa – Portugal.
Mojica (1999, CM)
Ratos (1996, CM)
A Passagem do Olhar
(1995, CM)
O Presidente do Mundo
(1993, MM)
Assim na Tela como no
Céu (1991, LM)
Artimanhas (1987, CM)
A Nostalgia do Branco
(1979, CM)
Fragmentos de um
Discurso Amoroso (1976/1978, CM)
Destruições e
Massacres (1972/1976, CM)
A Ceia (1969, CM)
HADIJA CHALUPE
Doutoranda do Programa
de Pós-graduação em Comunicação da UFF, onde também se formou
mestre (2009) ao desenvolver o projeto, sob orientação do prof. Dr.
Tunico Amancio, A Distribuição do Filme Brasileiro: considerações
acerca de cinco filmes lançados no ano de 2005, trabalho premiado no
pelo 1º Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e
Audiovisual (2009-2010). Tem experiência na área de Educação e
Cinema, com ênfase em Distribuição e Produção Cinematográficas,
além de também atuar como produtora audiovisual trabalhando
principalmente como produtora executiva e diretora de produção. Em
2010, com mais três sócios, fundou a Caraduá Produções, uma
empresa focada na realização e difusão do audiovisual no Brasil.
Seus trabalhos mais relevantes foram: o longa-metragem Luz nas Trevas
- A Revolta de Luz Vermelha, de Helena Ignez e Ícaro Martins, o
curta-metragem A Profecia de Asgard, de Giu Jorge (premiado pelo MinC
no edital Curta-criança 04/2007) apresentado em festivais nacionais
e internacionais como Curta-SE, Int. Children’s Film Festival em
Chicago e 9th ISFVF na Academia de Filmes de Beijing e seu mais
recente trabalho, o curta-documentário Retângulos Brancos (2012),
projeto também contemplado Concurso de Apoio à Produção de Obras
Cinematográficas Inéditas, de curta- metragem, de ficção ou
documentário (Edital 01/2010) da SAv/MinC.
O filme nas Telas - a
distribuição do cinema nacional
Autora: Hadija Chalupe
da Silva
Ano edição: 2010
Editora: Terceiro Nome
Resumo: Este livro traz
uma análise comparativa das formas de difusão e comercialização
do filme nacional nomercado brasileiro contemporâneo, a partir da
investigação de diferentes formatos de distribuição: dos filmes
feitos com uma grande grande campanha de lançamento, dos filmes
médios, dos filmes de nicho, em que o lançamento é feito com menor
número de cópias e dos filmes que conquistam o mercado externo
antes de iniciar sua carreira comercial nacional. Com este intento,
foram utilizados como objeto de estudo, cincofilmes lançados no ano
de 2005: DoisFilhos de Francisco, de Breno Silveira; CabraCega, de
Toni Venturi; Casa de Areiade Andrucha Waddington; Cidade Baixa,de
Sérgio Machado; e Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário