20 de junho de 2009

UM ARGENTINO QUE ADOTOU O BRASIL

Este ano o Cinesul homenagea Carlos Hugo Christensen, diretor argentino que morou no Brasil em torno de 40 anos.
Além do Brasil, ele percorreu também vários países da América Latina realizando co-produções, muito antes de falarmos em Mercosul.
Christensen começou sua carreira em 1939 como assistente de direção de Fernando Mujica e no início da década de 40 a sua carreira tomou grande impulso, pois o cinema argentino era um dos mais importantes da América Latina, além do país ter um teatro e literatura efervescentes.
Nesta edição, o Cinesul trouxe para seu público parte da sua filmografia produzida na Argentina, pouco conhecida por aqui, que está sendo exibida na Cinemateca do MaM e as produções brasileiras, exibidas no CCBB.

Seu primeiro filme no Brasil foi Mãos Sangrentas com Arturo de Córdoba e Tônia Carrero. Em 1956 montou com Cavalheiro Lima a empresa cinematográfica EMECE.
Além de histórias dramáticas, Christensen filmou no interior do Mato Grosso "Caingangue, a pontaria do diabo, um western brasileiro produzido por Roberto Farias.
Seu último filme foi "Casa de Açúcar", baseado no conto "A fúria" da escritora argentina Silvina Ocampo. Foi a primeira fita brasileira-argentina concebida nos marcos dos vínculos do Mercosul. Falado em espanhol e português e todo rodado no Rio de Janeiro em seis semanas. O elenco conta com a participação de Gracindo Jr., Du Moscovis e a estréia de Marcelo Anthony no cinema.

Um comentário:

  1. Oi Leo: homenagem merecida dentro de um festival que é a nossa janela para o mundo latino americano.

    ResponderExcluir