28 de junho de 2012

O FILME INDEPENDENTE E A DISTRIBUIÇÃO


Debate com os realizadores independentes Luis Rocha Melo, André Sampaio, Ricardo Miranda e a pesquisadora Hadija Chalupe após a exibição do filme Strovengah.
Sexta-feira, dia 29 às 18 horas
Sala de Vídeo
Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, atrás do CCBB)
Entrada franca

LUÍS ROCHA MELO - FILMOGRAFIA:
(Cineasta, pesquisador e professor-adjunto do Curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes
e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora.)
NENHUMA FÓRMULA PARA A CONTEMPORÂNEA VISÃO DO MUNDO (2012, LM)
Legião Estrangeira (2011, LM)
Que Cavação é Essa? (2008 – co-dir.: Estevão Garcia, CM)
Melhor Filme Universitário na 8º Mostra do Filme Livre (RJ/2009); Melhor Filme pelo Júri
Popular, em Florianópolis (SC) e no Rio de Janeiro (RJ), no I Festival Nacional do Júri Popular
(2009/18 Capitais); Prêmio Cachaça Cinema Clube no 14º Festival Brasileiro de Cinema
Universitário (RJ/2009); Seleção Oficial da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens do 41º
Festival de Brasília (DF/2008).
O Galante Rei da Boca (2004 – co-dir.: Alessandro Gamo, MM)
Melhor Documentário pela ABD/SP no IX Festival Internacional de Documentários É Tudo
Verdade(SP, RJ e DF); 2° Lugar no Júri Popular, Menção Honrosa pelo Júri Oficial no Festival
Latino-Americano de Cinema e Vídeo Cinesul 2004 (RJ e DF); Melhor Pesquisa no III Recine -
Festival Internacional de Cinema de Arquivo 2004 (RJ); e exibido no Festival Internacional del
Nuevo Cine Latinoamericano de 2004 (Festival de Havana).
O Trapezista (1998, CM)
Fragmentos - Uma Narrativa Intranquila (1997, MM)
Fernando Py (1994, MM)
A Projeção no Cinema (1993, CM)
O Desejo de Deus (1992, co-dir.: Carlos Bittencourt Paiva, LM)
Alex Viany - Um Documentário em Vídeo (1990, co-dir.: Carlos Bittencourt Paiva, MM)

ANDRÉ SAMPAIO - FILMOGRAFIA

STROVENGAH (2011, LM)
Tira os Óculos e Recolhe o Homem (2008, CM)
Estafeta – Luiz Paulino dos Santos (2008, MM)
Conceição - Autor Bom é Autor Morto (2007, LM) (direção coletiva)
Vida Fuleira (2007, CM)
Rua Netuno Morada do Sol (2005, CM)
Polêmica (1998, CM)
O Palhaço Xupeta (1996, co-direção Carlos Sanches, CM)

RICARDO MIRANDA – FILMOGRAFIA
(Montador de longa experiência, trabalhou em filmes de Glauber Rocha, Paulo César Saraceni , Luiz Rosemberg Filho, Vladimir Carvalho e Joel Pizzini. Atualmente, dá aulas de montagem na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e é gerente de interprogramas na TV Brasil)

DJALIOH (2011, LM) Melhor longa-metragem Mostra do Filme Livre – Prêmio da Mostra – RJ
Palavra Exata (2009, CM)
O artista e a memória (2009, CM)
Bricolage (2008, CM)
A Etnografia da Amizade (2007
AO (2007, CM)
Pão&Casa (2004, co-direção Samantha Ribeiro, CM
Descobrir (2003, LM)
Mesa Brasileira (1996/2002, série de 10  documentários de 56min)
Território Crítico ( 2001, CM)
Escola Adentro, Mundo Afora (2001, CM)
Gilbertianas I e II (1999/2000, MM)
Alfabetização & Independência (2000, MM)
Histórias do Brasil (1999, MM)
Câmara Cascudo, O Provinciano Incurável (1999, MM). Grande Premio Famafest 2001 – Lusofonia – Portugal – CineEco 2001 – Prêmio Antropologia Ambiental – Menção Honrosa – Portugal.
Mojica (1999, CM)
Ratos (1996, CM)
A Passagem do Olhar (1995, CM)
O Presidente do Mundo (1993, MM)
Assim na Tela como no Céu (1991, LM)
Artimanhas (1987, CM)
A Nostalgia do Branco (1979, CM)
Fragmentos de um Discurso Amoroso (1976/1978, CM)
Destruições e Massacres (1972/1976, CM)
A Ceia (1969, CM)

HADIJA CHALUPE

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF, onde também se formou mestre (2009) ao desenvolver o projeto, sob orientação do prof. Dr. Tunico Amancio, A Distribuição do Filme Brasileiro: considerações acerca de cinco filmes lançados no ano de 2005, trabalho premiado no pelo 1º Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (2009-2010). Tem experiência na área de Educação e Cinema, com ênfase em Distribuição e Produção Cinematográficas, além de também atuar como produtora audiovisual trabalhando principalmente como produtora executiva e diretora de produção. Em 2010, com mais três sócios, fundou a Caraduá Produções, uma empresa focada na realização e difusão do audiovisual no Brasil. Seus trabalhos mais relevantes foram: o longa-metragem Luz nas Trevas - A Revolta de Luz Vermelha, de Helena Ignez e Ícaro Martins, o curta-metragem A Profecia de Asgard, de Giu Jorge (premiado pelo MinC no edital Curta-criança 04/2007) apresentado em festivais nacionais e internacionais como Curta-SE, Int. Children’s Film Festival em Chicago e 9th ISFVF na Academia de Filmes de Beijing e seu mais recente trabalho, o curta-documentário Retângulos Brancos (2012), projeto também contemplado Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas, de curta- metragem, de ficção ou documentário (Edital 01/2010) da SAv/MinC.

O filme nas Telas - a distribuição do cinema nacional
Autora: Hadija Chalupe da Silva
Ano edição: 2010
Editora: Terceiro Nome
Resumo: Este livro traz uma análise comparativa das formas de difusão e comercialização do filme nacional nomercado brasileiro contemporâneo, a partir da investigação de diferentes formatos de distribuição: dos filmes feitos com uma grande grande campanha de lançamento, dos filmes médios, dos filmes de nicho, em que o lançamento é feito com menor número de cópias e dos filmes que conquistam o mercado externo antes de iniciar sua carreira comercial nacional. Com este intento, foram utilizados como objeto de estudo, cincofilmes lançados no ano de 2005: DoisFilhos de Francisco, de Breno Silveira; CabraCega, de Toni Venturi; Casa de Areiade Andrucha Waddington; Cidade Baixa,de Sérgio Machado; e Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário