4 de junho de 2013

Documentários abrem o primeiro dia do festival




A partir das 15:30 no Cinema 2 do CCBB-RJ,  o Festival Cinesul exibe o filme Calafate, zoológicos humanos, do diretor chileno Hans Mülchi Bremer, que traz no seu currículo vários documentários, além de uma série de reportagens para a tv chilena.
Calafate é seu quinto longa-metragem, que participou no ano passado da seleção do festival " É Tudo Verdade" e Gramado em 2011.



O documentário mostra o caminho percorrido pelo historiador Christian Báez e o documentarista Hans Mülchi para resgatar a assombrosa história de quatro grupos indígenas que foram exibidos em zoológicos humanos na Europa com o aval do governo chileno da época.




A Argentina estreia no Cinesul com o filme "Blackie: Una Vida en blanco y negro", que nos revela a vida de Paloma Efron, uma das grandes personalidades da vida cultural argentina e que também marcou a história da tv do seu país implantando muitas novidades para a época. O filme foi escrito e dirigido por Alberto Ponce, que se baseou no livro  “Memorias y recuerdos de Blackie”, do jornalista Ricardo Horvath. A narrativa é costurada com muitos depoimentos de amigos, material de arquivo e atores interpretando momentos da vida de Blackie.
Não é a primeira vez que Alberto Ponce aparece nas telas do Cinesul, em 2011 seu filme " Mentiras Piadosas" participou da competitiva de longas de ficção. 
Antes de dirigir, Ponce trabalhou como montador em vários curtas e longas que lhe renderam prêmios em Cannes, Mar del Plata e no Festival de Havana. Colaborou com importantes diretores argentinos como Gerardo Vallejo e Leonardo Fávio. 
Conheça um pouco de Blackie assistindo ao trailer abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário