18 de junho de 2013

E O TROFÉU CINESUL VAI PARA ...

Após 12 dias a maratona cinematográfica chegou ao fim com nossos jurados premiando Brasil, México, Chile, Espanha, Equador e Argentina, pelo júri oficial e popular.

Na categoria longa-ficção, o júri do Cinesul elegeu o mexicano " La Cebra", do diretor J. Fernando León R.

Na categoria longa-documentário, o eleito foi o chileno  “Calafate, zoológicos humanos” – uma produção dirigida por Hans Mülchi Bremer.

O argentino "El Sexo de las Madres", o boliviano "Rodante"receberam menções honrosas na categoria de longa ficção e o brasileiro  "Mataram meu irmão" na categoria longa-documentário.

Dentre os 11 programas de curtas e médias, nosso corpo de jurados elegeu:

O brasileiro “A mão que afaga”, dirigido por Gabriela Amaral Almeida como melhor curta de ficção. Entre os documentários, o premiado foi “Adiós, padresitos”, de Javier Macipe, uma coprodução Equador e Espanha.

As menções honrosas na categoria ficção foram para “Linear” (Brasil, de Amir Admoni) e “Exit” (Cuba, de Eduardo del Llano). Os brasileiros “Pedra da memória”, de Renata Amaral, e “Piove, il fim de Pio”, de Thiago Brandmarte Mendonça, ganharam menção honrosa na categoria documentário.

A opinião do público

Ao longo do festival, o público também votou nos seus favoritos!

Entre os longas, os vencedores do voto popular no Cinesul 2013 foram: a ficção “La Llamada”, coprodução Equador, Argentina e Alemanha, dirigida por David Nieto Wenzell; e o documentário brasileiro “Belo Monte, Anúncio de uma Guerra”, de André D'Elia.


No Videosul foram premiados os brasileiros “A dama do Estácio”, Eduardo Ades, e “Bonfanti”, de Adriana Nolasco e Camila Marquez, nas categorias ficção e documentário, respectivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário