10 de junho de 2013

ELES CHEGARAM, OS CURTAS !! - PARTE I


Não importa o tamanho, o que interessa é ter uma boa história pra contar. Terça, dia 11 a partir da 13:30 a maratona de curtas vai começar no Cinema 2 do CCBB, com repetição a partir de quinta-feira, 13/6. Serão exibidos onze programas totalizando 56 produções que dará aos cariocas um panorama do que está sendo produzido.

Nesta 20ª edição do festival, o organização recebeu nada menos que 482 curtas de ficção e 237 de documentário, totalizando 719 produções de toda a América Latina, Portugal e Espanha. Na listagem dos inscritos, os "brasileirinhos" lideram, seguidos da Espanha e Argentina. 

primeiro programa, conta com a participação de "Boi Fantasma", de Rogério Nunes, animador e ilustrador independente, especializado em preservação e resgate de patrimônio memorial. Rogério já marcou sua presença no Cinesul com as animações "O bailarino e o bonde" e " 7 voltas", que venceu o prêmio de melhor documentário pelo júri oficial na edição de 2010. O outro destaque do VS1 ( Videosul 1) é "Pedra da Memória", um documentário que mostra o encontro de candomblecistas brasileiros com os remanescentes de seus ancestrais no Benin, as visões de lá e de cá sobre os mitos desta religião. O curta participou do   Festival Guarnicê - São Luís, MA 2011 e o Festival Etnográfico de Recife, PE 2012.







No VS2, a partir das 15:30, um dos destaque é "A mão que afaga" , da baiana Gabriela Amaral. O filme tem feito uma boa carreira: recebeu vários troféus no Festival de Brasília, entre eles o de melhor curta pelo júri popular e o prêmio de aquisição do Canal Brasil.    




Nosso terceiro programa começa às 17:30 apresentando "Piove, il film de Pio", em que o diretor Thiago Mendonça estabelece uma "paixão compartilhada" com seu personagem, o cineasta Pio Zamuner, que dirigiu os filme do comediante Mazarropi, a trilha sonora fica por conta de Adoniran Barbosa. Ainda temos,  "Velando los muertos" é uma comédia espanhola cheia de ironia, que tem como cenário um velório.

E pra terminar a série de atrações do primeiro dia da competição de curta, o VS4 começa com "Atenciosamente, lo turco" da diretora carioca estreante Débora Guimarães, sobre a relação de um luthier e um de seus clientes. O outro destaque é representado pelo México com o documentário "El sentido de la Justicia", da experiente diretora Laura Salas, cuja a tônica da sua obra são os direitos humanos, o curta em exibição trata de um tema que está em pauta há muitos anos: a violência contra mulheres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário