6 de junho de 2013

Pequenas cinematografias marcando território



Em meio a tantas produções brasileiras, espanholas e argentinas, alguns países latino-americanos vem marcando presença de maneira constante no Festival Cinesul, é o caso do México, Venezuela,  e Colômbia,
graças aos institutos de cinema como IMCINE e CCC do México, o CNAC da Venezuela e a Cinemateca Distrital da Colômbia, que fomentam a produção local.

De acordo com a organização do festival, o número de inscritos destes países para participar do processo de seleção tem crescido. Dos 900 inscritos que tivemos, 109 serão exibidos até o dia 16 de junho, destes 12 são mexicanos, 3 venezuelanos e 2 colombianos.

Na programação desta quinta-feira, dia 6/06, os destaques ficam por conta de dois filmes venezuelanos: "Brecha en el Silencio" e " El chico que miente".
"Brecha en el silencio",  começou com uma carreira vitoriosa em seu país levando seis prêmios nos festivais locais. É o primeiro filme dos irmãos Luis y Andrés Rodríguez, que revela como deve ser o mundo de uma jovem surda e para isso, a trilha sonora do filme ganhou um grande destaque pelas mãos de Eleazar Moreno.

O outro filme é " El chico que miente", escrito e dirigido por Marité Ugas, que apresenta um road movie narrando as experiências de um menino, que reinventa a sua trágica história. Dona da Sudaca Films, Marité vem conquistando prêmios em diversos festivais pelo mundo desde o o seu primeiro longa-metragem " La Meia Noche y Media", co-dirigido por Mariana Rondón, que também já marcou presença em algumas edições do Cinesul. Confira o trailer.



Nesta quinta também começa a Mostra Temática Arte Cinesul na Cinemateca do MAM a partir da 18:30.
Pra fazer coro com a turma que faz o seu filme no peito e na raça e sai com ele por aí debaixo do braço, o festival exibe T.A.I - trabalho autoral independente em que três diretores paranaenses desvenda como outros realizadores brasileiros fazem filmes de terror e policial de baixo orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário