18 de junho de 2013

O NOSSO MUITO OBRIGADO!



Bem, o festival chegou ao fim cumprindo mais uma vez a missão de exibir obras inéditas de produções independentes do Brasil e de "nuestros hermanos" . A organização do Cinesul espera ter proporcionado não apenas diversão, mas a descoberta de realidades que apesar de próximas nos são tão desconhecidas.

Durante o processo de seleção nos deu muita alegria  ver filmes de países que ainda engatinham em termos de indústria audiovisual, produzirem pequenas jóias.
Apesar da trabalheira em administrar mais de 900 títulos, fazer parte desse processo que dá aos "sem tela" uma oportunidade de serem conhecidos é mesmo gratificante.

Nestes 20 anos de estrada podemos dizer com orgulho que fazemos a diferença no cenário audiovisual carioca, pois a cada edição deste festival, o jeito latino de fazer cinema está conquistando o seu espaço.

Um agradecimento carinhoso aos realizadores e ao público que participaram de mais um Cinesul, um evento que a cada edição trabalha no fortalecimento da nossa identidade latina através da arte.

Abaixo, uma pequena homenagem à vocês e ao cinema das Américas com o link da música Soy America interpretada por Gabriel Moura, Rogê, Maurício Baia e Luis Carlinhos. Aumentem o som e até o ano que vem pra mais um CINESUL!

http://grooveshark.com/s/Soy+Ame+rica/51fbZL?src=5





E O TROFÉU CINESUL VAI PARA ...

Após 12 dias a maratona cinematográfica chegou ao fim com nossos jurados premiando Brasil, México, Chile, Espanha, Equador e Argentina, pelo júri oficial e popular.

Na categoria longa-ficção, o júri do Cinesul elegeu o mexicano " La Cebra", do diretor J. Fernando León R.

Na categoria longa-documentário, o eleito foi o chileno  “Calafate, zoológicos humanos” – uma produção dirigida por Hans Mülchi Bremer.

O argentino "El Sexo de las Madres", o boliviano "Rodante"receberam menções honrosas na categoria de longa ficção e o brasileiro  "Mataram meu irmão" na categoria longa-documentário.

Dentre os 11 programas de curtas e médias, nosso corpo de jurados elegeu:

O brasileiro “A mão que afaga”, dirigido por Gabriela Amaral Almeida como melhor curta de ficção. Entre os documentários, o premiado foi “Adiós, padresitos”, de Javier Macipe, uma coprodução Equador e Espanha.

As menções honrosas na categoria ficção foram para “Linear” (Brasil, de Amir Admoni) e “Exit” (Cuba, de Eduardo del Llano). Os brasileiros “Pedra da memória”, de Renata Amaral, e “Piove, il fim de Pio”, de Thiago Brandmarte Mendonça, ganharam menção honrosa na categoria documentário.

A opinião do público

Ao longo do festival, o público também votou nos seus favoritos!

Entre os longas, os vencedores do voto popular no Cinesul 2013 foram: a ficção “La Llamada”, coprodução Equador, Argentina e Alemanha, dirigida por David Nieto Wenzell; e o documentário brasileiro “Belo Monte, Anúncio de uma Guerra”, de André D'Elia.


No Videosul foram premiados os brasileiros “A dama do Estácio”, Eduardo Ades, e “Bonfanti”, de Adriana Nolasco e Camila Marquez, nas categorias ficção e documentário, respectivamente.


15 de junho de 2013

AS ATRAÇÕES DO ÚLTIMO DIA DO FESTIVAL CINESUL!


Nossa  programação começa com a reprise dos programas de curtas, os VS 10 e VS 11 no cinema 2 do CCBB, a partir da 13:30.

As 14:00 as animações tomam conta do o cinema 1 do CCBB . É a última chance de ver estes desenhos!

 FAVORITOS DO PÚBLICO DO CINESUL

Às 17:30 no Cinema 2 do CCBB, o festival reprisa o melhor longa-documentário eleito pelos frequentadores do festival:  "Belomonte, anúncio de uma guerra.."
Uma curiosidade sobre o filme: a edição e finalização foram financiados por mais de 3.429 pessoas no site Catarse, site para financiamento de projetos.

Sete e meia da noite, o longa de ficção equatoriano " La llamada" será exibido. É o primeiro longa do diretor David Nieto Wenzell, que já começa recebendo prêmio.


ÚLTIMOS DESTAQUES DA MOSTRA ARTE CINESUL

Na Cinemateca do MAM a partir das 16:00 a mostra temática Arte Cinesul apresenta o curta português 
" Poesia de segunda categoria", em que Fernando Pessoa consulta o horóscopo para saber se deve ir ou não à entrega de um prêmio. Em seguida, "Elegía del trópico", um documentário sobre a vida de Ramón Vinyes, que foi professor e mentor de Gabriel García Marques.

Às 18:00, " Ser tão Cinzento", um filme que recria a memória do filme Manhã cinzenta, do cineasta  Olney São Paulo, uma das mais belas e contundentes obras cinematográficas produzidas sobre o período da ditadura militar. E fechando o festival " Una bala para el Che", da diretora uruguaia Gabriella Guillermo, que estará na projeção. 
Este longa de ficção é baseado num fato real: a tentativa de assassinato a Che Guevara em sua visita ao Uruguai em 1961. Só que neste atentado o tiro saiu pela culatra matando um professor universitário. A partir daí, a mulher da vítima começa uma busca incansável pelos executores do seu marido. Confiram o trailer.





OS DESTAQUE DA MOSTRA ARTE CINESUL NESTE FIM DE SEMANA, ENTRE ELES, WALTER LIMA JR.

HOJE, a partir das 16:00 na CINEMATECA DO MAM, documentários sobre MÚSICA E TEATRO!


Ele ganhou o título de Embaixador nato do Samba Paulista ( em maiúscula, sim!!), trabalhaou com estrelas da MPB como Ângela Maria, Celemntina de Jesus, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, entre outros. O público carioca vai conhecer Osvaldo Barro, personagem título do curta " Revolução da cuíca". 
O documentário mostra o espírito dinâmico de Osvaldinho da Cuíca, um senhor com mais de 70 anos, que apresenta em Cuba a sua paixão pelo samba.  Vale a pena conferir como os cubanos reagiram às apresentações do mestre.



"MPB de câmara: a canção brasileira", de Walter Lima Jr. nos revela como a música é fascinante ao aproximar o popular e o erudito. Com a ajuda do maestro Paulo Sérgio Santos, as canções de compositores da MPB são transpostas para a linguagem erudita da música de câmara. Neste longa-metragem, o público verá como é o ensaio da orquestra para cumprir este desafio.






FIM DE SEMANA ANIMADO !


Neste final de semana um programa imperdível pra garotada com animações que têm feito bonito nas telas dos festivais!

A partir das 14:00 no CCBB, o Cinesul Criaça apresenta: "Laurinha” que mostra o universo de uma menina de seis anos muito criativa, que vive imaginando brincadeiras e aventuras em seu quarto de brinquedos. O desenho é uma produção dos estúdios Thomate Cartuns e  Usinanimada, uma produtora de Ribeirão Preto que há dez anos participa de festivais.



Temos também a emocionante história de "O gigante", uma co-produção do Brasil com países europeus, que rodou pelo mundo,  passando pelo   Kinderfilm Fest na Alemanha.



Na animação " Lápis",  o público vai se divertir ao ver um boneco de desenho descobrindo como um lápis pode se tornar um pobjeto poderoso.
E pra terminar o cubano " La luna en el jardin", uma produção do ICAIC, que recebeu boas críticas pelo trabalho de animação digital.

14 de junho de 2013

SEXTA-FEIRA DE PURA ARTE !


O festival está chegando ao fim e os destaques são as produções da mostra temática Arte Cinesul, que exibe até domingo, dia 16, filmes que revelam grandes personagens do mundo da música, literatura e do cinema.

Hoje, a partir das 16:00, na Cinemateca do MAM, "Los Ojos de Dante", do espanhol Gonzalo Gurrea Yasi. Este diretor tem uma história curiosa. Doutor em engenharia, começou a fazer curtas como hobby, que foram muito bem recebidos e conquistando prêmios, por conta disso resolveu largar sua profissão de origem. Ainda na programação, "Xico Stockinger", traz a história deste escultor austríaco, que radicado no Brasil escolheu a cidade de Porto Alegre para viver. Um artista que trabalhou na imprensa como cronista de humor com suas caricaturas. É de sua autoria as famosas estátuas de Carlos Drummond de Andrade e Mário Quintana em Porto Alegre. 



Fechando a sexta feira, temos "A última palavra é a penúltima" , que sob a direção do documentarista Evaldo Mocarzel,  apresenta as intervenções urbanas de alguns grupos de teatro em São Paulo.
Conhecido pelos seus trabalhos "Mensageiras da Luz- parteiras da Amazônia", "A Margem do
 Concreto"entre outros, o diretor tem feito incursões pelo mundo do teatro, leia aqui uma crítica de Carlos Alberto de Mattos.





13 de junho de 2013

CURTAS - PARTE III

Nesta quinta, a partir da 13:30, o público poderá curtir as atrações do VS9 com produções do México Espanha e Brasil. Um dos destaques é " A onda traz, o vento leva" do pernambucano Gabriel Mascaro, que  leva o espectador à uma jornada sensorial da rotina de um homem surdo. Assista à um trecho do filme.


No segundo programa (VS 10) trazemos a produção espanhola "The acrobat", que traz o tema do suicídio com uma estética de super produção. O outro destaque é o brasileiro " Gericinó-do lado de fora", que sob a direção do casal Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra revela o drama de mulheres que na véspera de Natal esperam visitar seus parentes que estão presos . É o primeiro filme do casal e já começõu participando da 18ª edição do É Tudo Verdade.

E fechando a competitiva, o VS 11 traz " Dicionário" de Ricardo Weschenfelder, que participou do 40ª edição do Festival de Gramado com uma história surpreendente. E ainda,  um documentário colombiano que retrata de maneira poética através das texturas, ritmos e cores  a rotina de trabalho de um mercado.







12 de junho de 2013

EXTRA! EXTRA!

Já temos os favoritos DO PÚBLICO nas categorias de longa-documentário e longa ficção!!!

O público do Festival Cinesul escolheu como melhor documentário, o brasileiríssimo :
BELO MONTE, ANÚNCIO DE UMA GUERRA - escrito e dirigido por Hans Mulch Bemer

Na categoria longa- ficção, o prêmio do público vai para o equatoriano LA LLAMADA de David Nieto Wenzell

NESTE DOMINGO, DIA 16, TEREMOS A EXIBIÇÃO DESTES DOIS FILMES PREMIADOS NO CCBB

17:30 - Belo Monte, anúncio de uma guerra

19:30 - La Llamada

Parabéns aos realizadores.


11 de junho de 2013

CURTAS - PARTE II

O segundo dia da competitiva de curtas promete, o programa 5 traz na menos que Fernanda Montenegro no papel de uma prostituta no curta de Eduardo Ades, "A dama do Estácio". O filme é baseado na peça de Nelson Rodrigues, " A Falecida ", que na adaptação para o cinema teve Fernanda Montenegro no papel
título. O filme foi exibido ano passado em vários festivais, entre eles, a Mostra Internacional de Curtas de São Paulo.

O VS6 traz entre os selecionados, Elefante na sala, do porto-alegrense Guilherme Petry, que levou o prêmio de melhor roteiro no 40º Festival de Gramado. O outro destaque é Cowboy, de Tarcísio Lara Puiati, que recebeu muitos elogios da crítica por saber usar com maestria o plano sequência e pela forma como ilude o espectador até o final da história.

A partir das 17:30, o VS7 apresenta "O Afinador", de Matheus Parizzi e Fernando Camargo. O curta conta a história de um afinador de piano que deseja se tornar um concertista e traz no seu elenco Sandra Corveloni, do filme Linha de Passe do diretor Walter Salles. Este curta traz em seu currículo a participação no 69º Festival de Veneza. Assistam ao trailler.





E fechando a programação do dia, no VS8 temos "Adiós padresitos", um documentário co-produzido por Espanha-Equador que traz a história de um bispo que se revolta contra uma ordem do Vaticano e inicia uma greve de fome numa praça de Quito. O outro destaque fica por conta de " R, la maldita ilusión", uma produção cubana da EICTV ( a escola de cinema e vídeo de San Antonio de los Baños), que conta o drama de uma mulher que para recuperar o seu amor vai até às últimas consequências. Boa sessão e até mais!





10 de junho de 2013

ELES CHEGARAM, OS CURTAS !! - PARTE I


Não importa o tamanho, o que interessa é ter uma boa história pra contar. Terça, dia 11 a partir da 13:30 a maratona de curtas vai começar no Cinema 2 do CCBB, com repetição a partir de quinta-feira, 13/6. Serão exibidos onze programas totalizando 56 produções que dará aos cariocas um panorama do que está sendo produzido.

Nesta 20ª edição do festival, o organização recebeu nada menos que 482 curtas de ficção e 237 de documentário, totalizando 719 produções de toda a América Latina, Portugal e Espanha. Na listagem dos inscritos, os "brasileirinhos" lideram, seguidos da Espanha e Argentina. 

primeiro programa, conta com a participação de "Boi Fantasma", de Rogério Nunes, animador e ilustrador independente, especializado em preservação e resgate de patrimônio memorial. Rogério já marcou sua presença no Cinesul com as animações "O bailarino e o bonde" e " 7 voltas", que venceu o prêmio de melhor documentário pelo júri oficial na edição de 2010. O outro destaque do VS1 ( Videosul 1) é "Pedra da Memória", um documentário que mostra o encontro de candomblecistas brasileiros com os remanescentes de seus ancestrais no Benin, as visões de lá e de cá sobre os mitos desta religião. O curta participou do   Festival Guarnicê - São Luís, MA 2011 e o Festival Etnográfico de Recife, PE 2012.







No VS2, a partir das 15:30, um dos destaque é "A mão que afaga" , da baiana Gabriela Amaral. O filme tem feito uma boa carreira: recebeu vários troféus no Festival de Brasília, entre eles o de melhor curta pelo júri popular e o prêmio de aquisição do Canal Brasil.    




Nosso terceiro programa começa às 17:30 apresentando "Piove, il film de Pio", em que o diretor Thiago Mendonça estabelece uma "paixão compartilhada" com seu personagem, o cineasta Pio Zamuner, que dirigiu os filme do comediante Mazarropi, a trilha sonora fica por conta de Adoniran Barbosa. Ainda temos,  "Velando los muertos" é uma comédia espanhola cheia de ironia, que tem como cenário um velório.

E pra terminar a série de atrações do primeiro dia da competição de curta, o VS4 começa com "Atenciosamente, lo turco" da diretora carioca estreante Débora Guimarães, sobre a relação de um luthier e um de seus clientes. O outro destaque é representado pelo México com o documentário "El sentido de la Justicia", da experiente diretora Laura Salas, cuja a tônica da sua obra são os direitos humanos, o curta em exibição trata de um tema que está em pauta há muitos anos: a violência contra mulheres.


9 de junho de 2013

OS DESTAQUES DA MOSTRA ARTE CINESUL




Neste domingo, a mostra temática Arte Cinesul traz " Retângulos Brancos" dos diretores Giu Jorge e Pedro Curi sobre a experiência de cinema inclusivo em diversas cidades pequenas do Rio como Arraial do Cabo e Aperibé. A carreira de Giu Jorge passa por diversos documentários e programas educativos, "Retângulos Brancos" participou em 2012 de vários festivais, entre eles o Curta-SE em Sergipe e o Araribóia Cine, na cidade de Niterói no Rio de Janeiro.

Crianças - sessão Cinema de Graça em Arraial do Cabo.jpg



Um exemplo de paixão e fé 

" Não importa o caminho, não precisa de dinheiro, vocês vão permanecer nesta casa" , disse o pai de santo de Barbot, um dos protagonistas do filme "Esse amor que nos consome".
Ao se instalar num casarão abandonado no centro do Rio com o seu companheiro, Barbot não perde a fé nas palavras do seu mentor espiritual e muito menos no seu orixá, Iansã. Entre os ensaios da sua companhia de dança afro e as visitas de corretores de imóveis, o processo de criação desta dupla segue seu rumo entremeado com belas cenas de danças e diálogos que mostram o quanto é difícil marcar seu território.
Este é o primeiro longa de Allan Ribeiro. O filme já participou do 45º Festival de Brasília.
Assistam ao trailler.










ÚLTIMO DIA DA COMPETITIVA DE LONGAS

Hoje termina a competitiva de longas-metragens de ficção e documentário.
A partir das 13:30, a reapresentação de "Gimme the Power"( México), "Moreno"(Argentina), "Mataram meu irmão (Brasil), " La llamada" ( Equador).

Este último, um longa de ficção equatoriano escrito e digido por David Nieto Wenzell, traz a realidade das mulheres da sociedade atual, que tentam equilibrar o trabalho e os filhos sem deixar muitos estragos em suas próprias vidas. "La llamada" é o primeiro longa de David Wenzell e foi uma co-produção com a Argentimna e a Alemanha. O filme também foi exibido no Festival de Chicago, nos Estados Unidos.

A produção equatoriana pode ser tímida, mas tem marcado presença constante no Cinesul há algumas edições. Em 2007, o público do festival elegeu como melhor filme " Que tan lejos", da diretora Tania Hermida. Ora participando com curtas, ora com longas, o Equador vai construindo sua maneira própria de fazer cinema e se revelando ao público carioca. Assista ao trailler de "La llamada"


E a animação continua

Para quem perdeu os desenhos animados ontem, o Festival Cinesul dá um repeteco pra garotada que ficou de fora. A partir das 14:00, o carangueijo Caranga puxa a fila dos curtas que serão exibidos. Não percam a história de um saci que não é aceito no paraíso das lendas e dos mitos e a história do "Casamento da ararinha-azul", uma bela animação mineira.



8 de junho de 2013

ELISEO SUBIELA SE REÚNE COM ESTUDANTES DE CINEMA DA UFF

A 20ª edição do Festival Cinesul homenageia o diretor argentino Eliseo Subiela. A mostra exibe seis longas-metragens de ficção, um panorama da sua filmografia, que na década de 1980 ganhou um grande destaque na indústria audiovisual argentina com os filmes "Hombre mirando al sudeste", "El lado oscuro del corazón" y " Últimas imagens", aclamados pela crítica.

Nesta última quinta-feira, dia 6, Eliseo Subiela foi à Niterói para um encontro com os estudantes do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF), no casarão do IACS (Instituto de Arte e Comunicação Social). Simpático e atencioso, o realizador argentino respondeu várias perguntas sobre o seu processo criativo, a sua obra, a relação com os alunos da escola de cinema que mantem em Buenos Aires e a sua opinião sobre o cinema argentino contemporâneo.

FOTO BIO.jpg Para Eliseo uma das grandes conquistas do cinema foi a passagem da película para o digital, que proporcionou não só um aumento na produção de filmes como também a redução dos custos de produção e completa dizendo que aprendeu com os seus alunos a como realizar um longa-metragem com pouquíssimos recursos. Afirma que a transição da película para o digital foi um processo sem problemas, para ele, apesar da incógnita do digital em termos de preservação. A primeira vez que utilizou a tecnologia digital foi na realização de "Las Aventuras de Diós" (2000). Bem-humorado, Eliseo afirma que ele e o cineasta mexicano Arturo Ripstein disputam a primazia de quem dirigiu o primeiro longa-metragem no suporte digital que circulou em grandes festivais.

Apesar desta facilidade, ele ressalta que o problema continua na questão da exibição e distribuição. Diz que em seu país, os filmes brasileiros quase não são vistos, o último que assitiu foi "Tropa de Elite" destacando a falta de integração dos circuitos de cinema dos países latinos. "É preciso criar circuitos alternativos", afirma. Essa é uma tarefa que cabe a todos nós, principalmente aos jovens, se dirigindo aos alunos de cinema. A solução encontrada por ele para conhecer os novos lançamentos brasileiros é encher a mala de DVDs quando vem ao país.

Na opinião do diretor, no mundo do cinema as coisas mais importantes são: conseguir realizar um projeto e saber trabalhar em conjunto, ouvir a equipe. Um filme de êxito é aquele que é realizado e não enterrado em gavetas. O fato de conseguir realizar um filme já é um sucesso. A relação com o público e a crítica é outra coisa.

Por isso, relatou a experiência de seu primeiro longa-metragem, "La Conquista del Paraíso" (1980), uma raridade, rodado na fronteira com o Brasil, na região argentina de Misiones. Comentou que no final da filmagem teve que rasgar páginas inteiras do roteiro, o que há de mais frustante para um realizador. Com atuação de Kátia D'Angelo e Jofre Soares e música de Milton Nascimento, Eliseo comentou a importância e o fascínio que a cultura brasileira sempre lhe exerceu. Relatou que viajava com maior frequência ao Brasil, devido ao seu trabalho no ramo da publicidade, segundo ele, a principal escola de cinema da sua geração.

Com relação ao cinema de hoje, incluindo o do seu país, Eliseo sente falta de ousadia estética e narrativa, uma vez que os cineastas contemporâneos optam por um cinema mais contemplativo, para o agrado de um punhado de críticos. Na sua opinião, o meio teatral argentino, pelo qual já fez algumas incurssões, demonstrou ser mais ousado diante da atual crise. Segundo Eliseo, fazer cinema é algo simples, mas por isso mesmo muito complicado: narrar uma história. As pessoas vêem um filme porque querem que lhes contem uma história. E por mais que critiquemos o colonialismo cultural das plateias latino-americanas, os cineastas norte-americanos primam muito por isso. Para Eliseo, o debate sobre a aversão das nossas plateias ao cinema latino-americano precisa ser feita com autocrítica e não culpabilizando somente o colonialismo cultural. Precisamos profundamente entender porque as pessoas não querem ver os nossos filmes.

Eliseo crê que a onda do "nuevo cine argentino" é uma moda que está saindo de cena e que as pessoas têm uma visão idealizada da produção cinematográfica de seu país. Em sua escola de cinema em Buenos Aires, há alunos de toda a América Latina, inclusive brasileiros. Defende que a Argentina atrai jovens do continente, apesar da crise, por sua tradição cultural, o que inclui o cinema. Além da cultura, Eliseo frisou a tradição técnica dos profissionais argentinos, uma vez que seu país teve uma forte indústria de cinema no passado. Para ele, o saber técnico é fundamental e por isso intitulou a instituição de ensino audiovisual que criou em 1994 de Escola Profissional de Cinema. 


Seu último longa "Paisajes Devorados" conta com a participação no elenco do aclamado diretor argentino Fernando Birri, figura-chave do "Nuevo Cine Latinoamericano" e fundador da Escola Documental de Santa Fé e da Escola de Cinema de San Antonio de los Baños, em Cuba. Produzido com baixo orçamento e rodado com uma câmera de foto 5D, o filme fecha a mostra amanhã no cinema 2 do CCBB às 17:30 e após a exibição do filme, o público poderá conversar com o diretor. 

ROQUEIROS QUEREM O PODER

"Gimme the Power", estreia hoje às 15:00 na programação do Cinesul. Escrito e dirigido por Ollalo Rubio, o documentário mexicano conta a história da banda Molotov que em bom "espanglês" critica a situação político-econômica local . 
Este é o seu terceiro filme do diretor, que começou sua carreira como locutor de rádio. Nos anos em que esteve à frente do microfone, Ollalo lutou pela liberdade de imprensa e mudanças sociais em seu país. Em 2007 estreou no cinema dirigindo  "So, What's Your Price?", que foi exibido no Central Park, no Festival Latino Americano de São Francisco, Festival de Havana e no de Guadalajara, nada mal para um estreante, não?

Em "Gimme the Power", o rock da banda Molotov costura a história rechada de entrevistas dinâmicas e com muito material de arquivo sem torná-lo didático. 
Críticas sobre o filme acesse aqui  
Confira o trailer!









ANIMAÇÕES BRASILEIRAS ABREM A PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA

O Festival Cinesul apresenta neste fim de semana, a partir das duas da tarde no cinema 1 do CCBB,  o primeiro programa com animações inéditas.
A mostra começa com o simpático carangueijo Caranga, personagem título de uma série de temática ambiental. O outro grande destaque é o Casamento da Ararinha-Azul, de Marcelo Branco, um animador mineiro dono da produtora F7 filmes e presidente da Associação Animare. Sua produtora ministra oficina de animação desde 2002 com jovens e crianças, que gerou acervo de 160 curtas!
A Argentina tem também o seu representante: é o curta Shave it, em que um macaco encontra um aparelho de barbear e após usá-lo se dirige para a cidade para conviver com os homens. Vale a pena conferir como será o final desta história!

7 de junho de 2013

BRASIL, MÉXICO E PORTUGAL FAZEM UM MIX DE COMÉDIA E DRAMA

" Coleção Invisível " abre o quarto dia do festival. O longa é escrito e dirigido por Bernard Attal, um francês que mora no Brasil desde 2005. Attal começou como curta-metragista e ganhou prêmios em festivais ao redor do mundo. " Coleção Invisível" é o seu primeiro longa-metragem e contou com um elenco de primeira.

Baseado num conto de Stefen Zweig, falecido escritor austríaco, que adotou o Brasil na década de 40, o filme conta a história do jovem Beto, que após a perda dos amigos num trágico acidente, decide dar um novo rumo à sua vida se envolvendo nos negócios da família. Interpretado por Vladmir Britcha, o aspirante a dono de antiquário faz uma viagem ao interior da Bahia, onde conhecerá a família de Samir, interpretado por Walmor Chagas, um fazendeiro amante da arte. Uma trama que contrapõe duas famílias arruinadas e que se unem em torno de um segredo.                           

Bernard Attal levou seis anos para realizar este projeto, que segundo ele, seria o tempo suficiente para aprimorar o olhar sobre as mentiras que contamos e nos sacrfícios que fazemos para dizer a verdade. Em suas palavras " a mentira é um terreno rugoso pelo qual se alcança o homem". O filme participou do Festival do Rio de 2012 e venceu o prêmio de melhor filme no Festival Itinerante de Lígua Portuguesa. O longa foi o último trabalho do ator Walmor Chagas.


Uma Zebra vai parar na revolução mexicana

“Nunca tinha visto um filme em que os heróis não fossem Zapata e Pancho Villa, eu queria que os heróis fossem simples camponeses que não sabem  a qual exército se unir e decidi colocar uma zebra na trama, porque é necessário desmistificar a história que costumam a nos ensinar" disse o realizador e roteirista Fernando Javier León à imprensa mexicana. Segundo o diretor, sua intenção foi fazer uma sátira mostrando como o poder transforma os homens e que mesmo com o passar dos anos pouca coisa muda.





Poesia portuguesa

Florbela, do diretor Vicente Alves do Ó, traz um retrato bem íntimo de Florbela Espanca, uma mulher a frente de seu tempo que viveu de forma intensa. Este é o segundo longa do diretor, que também assina o roteiro. O filme foi um sucesso de bilheteria na Europa e levou o prêmio Goya de melhor filme Ibero-Americano.


Segundo a crítica portuguesa, Vicente é um dos diretores mais promissores da nova geração e não se intimida com as críticas que recebeu. Na premiere filme disse: "Uns querem Cannes, eu quero salas cheias e o povo a comer pipocas" e curtiu o comentário de um espectador que não gostou do filme porque a personagem título lembrava a sua mulher, afirmou. Para saber mais sobre o processo de criação do longa, leiam a entrevista completa aqui

E amanhã, dia 08, começa o Cinesul Criança com animações brasileiras INÉDITAS que trazem personagens bem divertidos. Até lá!

6 de junho de 2013

Pequenas cinematografias marcando território



Em meio a tantas produções brasileiras, espanholas e argentinas, alguns países latino-americanos vem marcando presença de maneira constante no Festival Cinesul, é o caso do México, Venezuela,  e Colômbia,
graças aos institutos de cinema como IMCINE e CCC do México, o CNAC da Venezuela e a Cinemateca Distrital da Colômbia, que fomentam a produção local.

De acordo com a organização do festival, o número de inscritos destes países para participar do processo de seleção tem crescido. Dos 900 inscritos que tivemos, 109 serão exibidos até o dia 16 de junho, destes 12 são mexicanos, 3 venezuelanos e 2 colombianos.

Na programação desta quinta-feira, dia 6/06, os destaques ficam por conta de dois filmes venezuelanos: "Brecha en el Silencio" e " El chico que miente".
"Brecha en el silencio",  começou com uma carreira vitoriosa em seu país levando seis prêmios nos festivais locais. É o primeiro filme dos irmãos Luis y Andrés Rodríguez, que revela como deve ser o mundo de uma jovem surda e para isso, a trilha sonora do filme ganhou um grande destaque pelas mãos de Eleazar Moreno.

O outro filme é " El chico que miente", escrito e dirigido por Marité Ugas, que apresenta um road movie narrando as experiências de um menino, que reinventa a sua trágica história. Dona da Sudaca Films, Marité vem conquistando prêmios em diversos festivais pelo mundo desde o o seu primeiro longa-metragem " La Meia Noche y Media", co-dirigido por Mariana Rondón, que também já marcou presença em algumas edições do Cinesul. Confira o trailer.



Nesta quinta também começa a Mostra Temática Arte Cinesul na Cinemateca do MAM a partir da 18:30.
Pra fazer coro com a turma que faz o seu filme no peito e na raça e sai com ele por aí debaixo do braço, o festival exibe T.A.I - trabalho autoral independente em que três diretores paranaenses desvenda como outros realizadores brasileiros fazem filmes de terror e policial de baixo orçamento.

5 de junho de 2013

Argentina e Bolívia encabeçam a programação do dia


O Cinema 2 do CCBB-RJ exibirá a partir as 13:30 o drama argentino, "El sexo de las madres" e as 15:00 no Cinema 1, o filme Rodante, da Bolívia.

Um dos destaques da nossa programação é o documentário brasileiro "Belo Monte, anúncio de uma guerra" que traz para o público a crítica contundente de uma obra polêmica, marcada por muitos protestos que se arrasta desde o primeiro governo do PT.
A exibição será a partir das 15:30 com reapresentação na sexta, dia 7 às 17:00hs.
Assistam ao trailer. 



4 de junho de 2013

Documentários abrem o primeiro dia do festival




A partir das 15:30 no Cinema 2 do CCBB-RJ,  o Festival Cinesul exibe o filme Calafate, zoológicos humanos, do diretor chileno Hans Mülchi Bremer, que traz no seu currículo vários documentários, além de uma série de reportagens para a tv chilena.
Calafate é seu quinto longa-metragem, que participou no ano passado da seleção do festival " É Tudo Verdade" e Gramado em 2011.



O documentário mostra o caminho percorrido pelo historiador Christian Báez e o documentarista Hans Mülchi para resgatar a assombrosa história de quatro grupos indígenas que foram exibidos em zoológicos humanos na Europa com o aval do governo chileno da época.




A Argentina estreia no Cinesul com o filme "Blackie: Una Vida en blanco y negro", que nos revela a vida de Paloma Efron, uma das grandes personalidades da vida cultural argentina e que também marcou a história da tv do seu país implantando muitas novidades para a época. O filme foi escrito e dirigido por Alberto Ponce, que se baseou no livro  “Memorias y recuerdos de Blackie”, do jornalista Ricardo Horvath. A narrativa é costurada com muitos depoimentos de amigos, material de arquivo e atores interpretando momentos da vida de Blackie.
Não é a primeira vez que Alberto Ponce aparece nas telas do Cinesul, em 2011 seu filme " Mentiras Piadosas" participou da competitiva de longas de ficção. 
Antes de dirigir, Ponce trabalhou como montador em vários curtas e longas que lhe renderam prêmios em Cannes, Mar del Plata e no Festival de Havana. Colaborou com importantes diretores argentinos como Gerardo Vallejo e Leonardo Fávio. 
Conheça um pouco de Blackie assistindo ao trailer abaixo.



3 de junho de 2013

Nossa programação já saiu!

O site do Festival Cinesul 2013 entrará no ar até amanhã, enquanto isso, vejam o nosso folder de programação, que traz obras inéditas do cinema ibero-americano.
E amanhã, a partir das 17:00, começa a nossa maratona cinematográfica!
Durante os 12 dias do festival, vocês poderão acompanhar os destaques da nossa programação e um pouco da nossa história de 20 anos. Saiba como tudo começou, os homenageados da indústria cinematográfica do nosso continente que passaram pelo festival, os filmes que se destacaram e quais as perspectivas daqui pra frente.
Abraços e até amanhã !




1 de junho de 2013

A equipe do Cinesul convoca todos os realizadores cariocas para dar boas vindas à 20ª edição do Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo no dia 4/06 no Centro Cultural Banco do Brasil
A nossa programação começa às 17:00 e não precisa de convite especial para entrar!

De 4 a 16 de junho você terá a oportunidade de assistir ao melhor do cinema ibero-americano independente!

Sua presença é muito importante, contamos com você!